Conceitos de comunicação, linguagem e fala
Hoje, em nossa primeira postagem, iremos conceituar comunicação, linguagem e fala. Vocês, pais e familiares, sabem as diferenças entre esses três conceitos?
A comunicação pressupõe a existência de um falante que troca informação num dado contexto e situação. São necessários quatro elementos para que ela ocorra: o emissor, o receptor, o tema da mensagem e o código utilizado. A relação entre esses quatro elementos é variável. A comunicação infantil envolve tanto a capacidade da criança para compreender a língua, quanto sua habilidade para usá-la como falante e ocorre antes ainda que a criança possa expressar-se oralmente.
A linguagem, por sua vez, é um processo tipicamente humano que permite o compartilhamento de conhecimento, experiências e pensamentos entre as pessoas. Ela pode ser traduzida através de comunicação não-verbal ou verbal. A linguagem infantil possui particularidades que variam entra cada criança, mas em geral há etapas do desenvolvimento da linguagem semelhantes a serem cumpridas de acordo com a idade e o desenvolvimento cognitivo.
Fala é atividade linguística que se realiza por meio de sons produzidos pelo aparelho fonador humano a fim de veicular significados.
Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.
Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez
Referências bibliográficas:
LIMA, Cleane. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO: Componentes que constituem o processo comunicativo. Educa Mais Brasil, [s. l.], 17 jul. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/elementos-da-comunicacao. Acesso em: 20 maio 2021.
TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. São Paulo: Contexto, 2004.
CRYSTAL, D. Dicionário de Linguística e Fonética, Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
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