Marcos do Desenvolvimento


 Marcos do Desenvolvimento

    Olá leitores, no post de hoje iremos descrever os marcos do desenvolvimento desde que o bebe nasce até seus 6 anos de idade! Eles vão te ajudar a observar o que é esperado que seu filho realize em cada idade.


    de 0 a 3 meses, o bebê presta atenção nos sons e se acalma com a voz da mãe. Se comunica através do choro e sorri quando alguém fala com ele.

 

    de 4 a 6 meses, o bebê passa a emitir gritos e vocalizações e procurar de onde vem os sons ao seu redor.

 

    de 6 a 12 meses, é o período em que a criança passa a localizar os sons, bate palmas e utiliza do som para chamar atenção. Usa expressão facial para comunicar e um balbucio repetitivo, já está compreendendo ordens simples (dá, sim, não, tchau) e já gosta de música.

 

    12 a 18 meses, a criança já está identificando uma quantidade razoável de objetos, compreendendo verbos de ações concretas e imita a ação de outra pessoa. E começa a falar as primeiras palavras em torno de umas 7 com complementos de gestos e vai repetindo palavras familiares.

 

    18 meses a 2 anos, já possui um vocabulário de 20 palavras, reconhece e identifica objetos comuns e respectivas imagens e imita sons de animais, usa o próprio nome quando refere-se a si próprio, aponta algumas partes do corpo e responde a perguntas de sim e não. E consegue dizer frases curtas.

 

    2 a 3 anos, é possível entender tudo o que a criança fala, ela já nomeia e descreve os objetos do seu cotidiano, diz frases maiores e faz perguntas simples. Nessa fase passa a conhecer as cores e já são capazes de reconhecer os graus de parentesco.

 

    3 a 4 anos, a criança responde perguntas com “quem?” “onde?” “oque?’, sabem dizer nome, idade, sexo e mês de nascimento, já adquire noções de posição (frente e atrás) e reconhece formas geométricas. Já são capazes de descrever acontecimentos do cotidiano sem considerar a sequência que eles ocorrem e compreende regras de jogos simples.

 

    4 a 5 anos, a criança forma frases completas e fala corretamente, conseguindo manter o tema da conversa e responde perguntas simples.


    5 a 6 anos, a criança adquire noções temporais (manhã, tarde, ontem, amanhã, dias da semana), de numeração ordinal e identifica letras do nome. Conta histórias sem finaliza-las.


    Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.


    Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez


Referências Bibliográficas:

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem:

dificuldades que podem surgir neste percurso. Revista Psicopedagogia,

v. 25, n. 78, p. 297-306, 2008.


DE OLIVEIRA, Maria Clara Veloso; PESSÔA, Luciana

Fontes; ALVE, Heloisa Veiga Dias. Linguagem, Funções Executivas e

Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma

Revisão. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 341-360, 2018.

 

REBELO, Ana Cristina; VITAL, Ana Paula. Desenvolvimento da linguagem e

sinais de alerta: construção e validação de um folheto informativo. 2006.


Comentários