Marcos do Desenvolvimento
Olá leitores, no post de hoje iremos descrever os marcos do
desenvolvimento desde que o bebe nasce até seus 6 anos de idade! Eles vão te
ajudar a observar o que é esperado que seu filho realize em cada idade.
de 0 a 3 meses, o bebê presta atenção nos sons e se acalma
com a voz da mãe. Se comunica através do choro e sorri quando alguém fala com
ele.
de 4 a 6 meses, o bebê passa a emitir gritos e vocalizações
e procurar de onde vem os sons ao seu redor.
de 6 a 12 meses, é o período em que a criança passa a
localizar os sons, bate palmas e utiliza do som para chamar atenção. Usa
expressão facial para comunicar e um balbucio repetitivo, já está compreendendo
ordens simples (dá, sim, não, tchau) e já gosta de música.
12 a 18 meses, a criança já está identificando uma
quantidade razoável de objetos, compreendendo verbos de ações concretas e imita
a ação de outra pessoa. E começa a falar as primeiras palavras em torno de umas
7 com complementos de gestos e vai repetindo palavras familiares.
18 meses a 2 anos, já possui um vocabulário de 20 palavras,
reconhece e identifica objetos comuns e respectivas imagens e imita sons de
animais, usa o próprio nome quando refere-se a si próprio, aponta algumas
partes do corpo e responde a perguntas de sim e não. E consegue dizer frases
curtas.
2 a 3 anos, é possível entender tudo o que a criança fala, ela
já nomeia e descreve os objetos do seu cotidiano, diz frases maiores e faz
perguntas simples. Nessa fase passa a conhecer as cores e já são capazes de
reconhecer os graus de parentesco.
3 a 4 anos, a criança responde perguntas com “quem?” “onde?”
“oque?’, sabem dizer nome, idade, sexo e mês de nascimento, já adquire noções de
posição (frente e atrás) e reconhece formas geométricas. Já são capazes de
descrever acontecimentos do cotidiano sem considerar a sequência que eles
ocorrem e compreende regras de jogos simples.
4 a 5 anos, a criança forma frases completas e fala
corretamente, conseguindo manter o tema da conversa e responde perguntas simples.
5 a 6 anos, a criança adquire noções temporais (manhã,
tarde, ontem, amanhã, dias da semana), de numeração ordinal e identifica letras
do nome. Conta histórias sem finaliza-las.
Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.
Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez
Referências Bibliográficas:
MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da
linguagem:
dificuldades que podem surgir neste percurso.
Revista Psicopedagogia,
v. 25, n. 78, p. 297-306, 2008.
DE OLIVEIRA, Maria Clara Veloso; PESSÔA, Luciana
Fontes; ALVE, Heloisa Veiga Dias. Linguagem, Funções
Executivas e
Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros
Anos de Vida: Uma
Revisão. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.
18, n. 1, p. 341-360, 2018.
REBELO, Ana Cristina; VITAL, Ana Paula. Desenvolvimento
da linguagem e
sinais de alerta: construção e validação de um
folheto informativo. 2006.
Comentários
Postar um comentário