Vocabulário de emissão e compreensão

 

Vocabulário de emissão e compreensão

    Nossa postagem do dia de hoje abordará o tema: "vocabulário emissão e compreensão". Mas o que é isso afinal? 

    O vocabulário de emissão corresponde ao léxico, conjunto de todas as palavras que estão à disposição da criança, ficando fora dele aquelas com as quais ela não teve contato. Ele pode ser emitido pela criança, e pode ser avaliado pelo número de palavras que essa é capaz de pronunciar. Assim, é possível avaliar o vocabulário expressivo a partir do momento que a criança começa a falar. Os bebês produzem as primeiras palavras entre 10 e 13 meses, atingem o marco de 61 palavras de vocabulário produtivo por volta dos 16 meses, e o de 554 palavras entre 3 e 6 anos. Sendo que de 22 e 36 meses de idade passam a organizar essas palavras em frases para conseguirem comunicar seus desejos e necessidadesPalavras, como os verbos, tendem a se desenvolver mais tarde. BEE (1996) afirmou que as primeiras frases de duas ou três palavras aparecem normalmente entre 18 e 27 meses. Para RESCORLA (1989), crianças normais de 02 anos de idade apresentam vocabulário expressivo de pelo menos 50 palavras e são capazes de formar combinações de duas ou três palavras

    Já o vocabulário de compreensão corresponde às palavras que a criança é capaz de compreender. A compreensão das palavras faladas tende a se desenvolver antes da habilidade de produzi-las, os bebês entendem as primeiras palavras já aos cinco meses de idade, sendo essas de categoria aberta (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios e numerais). O crescimento do vocabulário é significativo, de 6 a 10 meses, ela entende de 36 a 67 palavras e aos 16 meses atinge o marco de 191 palavras. 

    Portanto, pais e familiares devem prestar atenção nesses dois níveis e se esses estão se desenvolvendo de maneira correta, caso não estejam, a busca por um fonoaudiólogo é recomendada.


    Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.


    Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez


Referências bibliográficas:

PEDROMÔNICO, M. R. M.; AFFONSO, L. A.; SAÑUDO, A. Vocabulário expressivo de criançasentre 22 e 36 meses: estudo exploratório. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 12 (2),2002

FERRACINI, Fernanda et al . Avaliação de vocabulário expressivo e receptivo na educação infantil. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 23, n. 71, p. 124-133,   2006 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  20  maio  2021.


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