Interação Produtiva
A interação social é concebida como um fenômeno que abrange as relações de convívio entre dois ou mais indivíduos e, em escala ampliada, resulta na vivência humana em sociedade. Ela possui um papel crucial na aquisição da linguagem. As crianças apresentam intenções comunicativas desde seus primeiros meses de vida, a linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, pois é por meio dessa que ela se torna um ser falante.
No âmbito da interação social, a criança adquire a linguagem por meio da interação dos aspectos biológicos com os processos sociais, sendo a interação um dos componentes necessários para que esta entre de vez no mundo da linguagem.
O desenvolvimento de habilidades linguísticas é facilitado pelas interações da criança desde os primeiros dias de vida, prosseguindo até os primeiros anos de vida.
Por isso, mais importante do que falar para crianças é falar com elas, seja no ambiente familiar ou escolar, o importante é que haja estimulação.
A seguir, trouxemos alguns quadros desenvolvidos em estudos com sugestões de como interagir de maneira produtiva com as crianças para ajudar, vocês, pais e familiares.
TEIXEIRA, Cristina Ribas; DICKEL, Adriana. A
aquisição da linguagem por meio das interações promovidas pelo cuidador em
classe de berçário. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 30, n.
91, p. 52-63, 2013 . Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000100007&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 20 maio 2021.
Kasahara, Ivan. Os efeitos da interação verbal no desenvolvimento infantil. MultiRio, 2019. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/14991-os-efeitos-da-intera%C3%A7%C3%A3o-verbal-no-desenvolvimento-infantil>. Acesso em 17/05/2021.
Comentários
Postar um comentário