Discurso Narrativo


 Desenvolvimento da Narrativa

Nesse post, iremos abordar o desenvolvimento da narrativa infantil. A narrativa é uma tarefa complexa que requer integração linguística, cognitiva e habilidades sociais, portanto se faz necessária a atenção ao seu desenvolvimento na criança. Narrar tem como significado: recapitular experiências passadas através da linguagem e envolvendo a dissociação entre linguagem e ação. Esse desenvolvimento possui marcos importante, veremos agora mais sobre eles.

Por volta dos 2 aos 3 anos, iniciam- se as protonarrativas, ou seja, as crianças começam a explorar o relato de suas próprias experiências, dependem de perguntas do interlocutor sobre o lugar, acontecimentos e as pessoas como apoio durante a narração, também nessa faixa surgem a intenção e função pragmática para narrar. Dos 3 aos 4 anos, acontece o início das narrativas do tipo “histórias” a partir da inserção de fatos não verdadeiros, apresentam marcas linguísticas como o uso de um verbo introduzindo o início da história ou introduzindo a ação propriamente dita, também utilizam fórmulas de fechamento da história. Constroem uma estrutura sintática e gramatical correta da língua nativa, porém apresentam dificuldade com a coerência e a coesão. Já na faixa dos 4 aos 6 anos, elas são capazes de narrar uma história sem a ajuda do outro ou sem ajuda de figuras, passam a narrar histórias conhecidas, relatos pessoais e histórias inventadas com mais detalhes. 

Diante ao que foi lido, fica explicita mais uma vez a necessidade da interação produtiva dos adultos com as crianças para esse desenvolvimento. Portanto é recomendada a leitura (se você ainda não leu) do nosso post: InteraçãoProdutiva afim de que esses marcos ocorram de maneira correta sem empecilhos. 


    Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.


    Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez


Referências bibliográficas:

CAVALCANTE, Priscila Artioli; MANDRÁ, Patrícia Pupin. Narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 4, p. 391-396, 2010.

Comentários