Desenvolvimento da Narrativa
Nesse
post, iremos abordar o desenvolvimento da narrativa infantil. A narrativa é uma
tarefa complexa que requer integração linguística, cognitiva e habilidades sociais,
portanto se faz necessária a atenção ao seu desenvolvimento na criança. Narrar
tem como significado: recapitular experiências passadas através da linguagem e envolvendo
a dissociação entre linguagem e ação. Esse desenvolvimento possui marcos
importante, veremos agora mais sobre eles.
Por
volta dos 2 aos 3 anos, iniciam- se as protonarrativas, ou seja, as crianças
começam a explorar o relato de suas próprias experiências, dependem de
perguntas do interlocutor sobre o lugar, acontecimentos e as pessoas como apoio
durante a narração, também nessa faixa surgem a intenção e função pragmática
para narrar. Dos 3 aos 4 anos, acontece o início das narrativas do tipo
“histórias” a partir da inserção de fatos não verdadeiros, apresentam
marcas linguísticas como o uso de um verbo introduzindo o início da história ou
introduzindo a ação propriamente dita, também utilizam fórmulas de fechamento
da história. Constroem uma estrutura sintática e gramatical correta da língua
nativa, porém apresentam dificuldade com a coerência e a coesão. Já na
faixa dos 4 aos 6 anos, elas são capazes de narrar uma história sem a ajuda do
outro ou sem ajuda de figuras, passam a narrar histórias conhecidas,
relatos pessoais e histórias inventadas com mais detalhes.
Diante
ao que foi lido, fica explicita mais uma vez a necessidade da interação
produtiva dos adultos com as crianças para esse desenvolvimento. Portanto é
recomendada a leitura (se você ainda não leu) do nosso post: InteraçãoProdutiva afim de que esses marcos ocorram de maneira correta sem empecilhos.
Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.
Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez
Referências bibliográficas:
CAVALCANTE, Priscila Artioli; MANDRÁ, Patrícia Pupin. Narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 4, p. 391-396, 2010.
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