Desenvolvimento Fonológico
Nesse post iremos abordar sobre o desenvolvimento fonológico, mas afinal sobre o que se trata esse desenvolvimento?
Ele é um processo complexo, que depende de interações sociais comunicativas produtivas, já abordadas em nossa outra postagem Interação Produtiva. Toda criança constrói um léxico, ou um inventário de palavras, que é acessado ao passo que deseja representar, através de palavras, um objeto, uma ação, um ocorrido. Aprender palavras e saber utilizá-las adequadamente é um aspecto fundamental do desenvolvimento da linguagem e está relacionado à aquisição da sintaxe, da morfologia e da fonologia, juntamente com os estímulos oferecidos pelos cuidadores.
Porém, algumas crianças podem apresentar déficits nesse desenvolvimento, ocasionando dificuldades na linguagem, uma vez que como já dito, o domínio dessa implica no conhecimento do sistema fonológico da língua.
Para avaliar o desenvolvimento fonológico, é fundamental analisar a fala da criança em função do sistema fonológico do adulto. Levando como base a cronologia esperada:
0 a 3 meses: O bebê presta atenção nos sons feitos pelos pais
4 a 11 meses: O bebê começa a detectar e discriminar os sons, começando a aprender os fonemas usados no seu idioma
12 meses: Surgem as primeiras palavras isoladas
2 anos: Começa a formular frases simples, com poucas palavras, de classe aberta
3 anos: As frases já são totalmente compreensíveis
4 anos: Aumento do inventário fonético
5 anos: Desenvolvimento fonológico considerado completo
Quando percebido um desvio ou atraso no desenvolvimento fonológico, a busca por um fonoaudiólogo se faz imprescindível.
Referências bibliográficas:
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