Desenvolvimento Fonológico


 

Desenvolvimento Fonológico

    Nesse post iremos abordar sobre o desenvolvimento fonológico, mas afinal sobre o que se trata esse desenvolvimento? 

    Ele é um processo complexo, que depende de interações sociais comunicativas produtivas, já abordadas em nossa outra postagem Interação Produtiva. Toda criança constrói um léxico, ou um inventário de palavras, que é acessado ao passo que deseja representar, através de palavras, um objeto, uma ação, um ocorrido. Aprender palavras e saber utilizá-las adequadamente é um aspecto fundamental do desenvolvimento da linguagem e está relacionado à aquisição da sintaxe, da morfologia e da fonologia, juntamente com os estímulos oferecidos pelos cuidadores.

    Porém, algumas crianças podem apresentar déficits nesse desenvolvimento, ocasionando dificuldades na linguagem, uma vez que como já dito, o domínio dessa implica no conhecimento do sistema fonológico da língua. 

    Para avaliar o desenvolvimento fonológico, é fundamental analisar a fala da criança em função do sistema fonológico do adulto. Levando como base a cronologia esperada: 

0 a 3 meses: O bebê presta atenção nos sons feitos pelos pais 

4 a 11 meses: O bebê começa a detectar e discriminar os sons, começando a aprender os fonemas usados no seu idioma 

12 meses: Surgem as primeiras palavras isoladas 

2 anos: Começa a formular frases simples, com poucas palavras, de classe aberta 

3 anos: As frases já são totalmente compreensíveis 

4 anos: Aumento do inventário fonético 

5 anos: Desenvolvimento fonológico considerado completo

    Quando percebido um desvio ou atraso no desenvolvimento fonológico, a busca por um fonoaudiólogo se faz imprescindível.


    Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.

    Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez


Referências bibliográficas:

VITOR, Renata Maia e CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Desenvolvimento fonológico de crianças pré-escolares da Região Noroeste de Belo Horizonte. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 383-398. ISSN 1677-1168. 

FERRANTE, Carla; BORSEL, John Van and PEREIRA, Mônica Medeiros de Britto. Análise dos processos fonológicos em crianças com desenvolvimento fonológico normal. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.1 [cited 2021-05-20], pp.36-40. Disponível em: . ISSN 1982-0232.

MOTA, Márcia da et al . Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento. PsicoUSF, Itatiba , v. 14, n. 1, p. 11-18, abr. 2009. Disponível em . acessos em 20 maio 2021.

Hoff E. Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida: mecanismos de aprendizagem e resultados do nascimento aos cinco anos de idade. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Rvachew S, ed. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [online]. https://www.enciclopedia-crianca.com/desenvolvimento-da-linguagem-ealfabetizacao/segundo-especialistas/desenvolvimento-da-linguagem-nos. Publicado: Outubro 2009 (Inglês). Consultado: 20/05/2021.


Comentários