Desenvolvimento Morfossintático
Olá
leitores, hoje voltamos com mais um tema muito pertinente, o desenvolvimento
morfossintático. Esse tema é muito importante para que observem em suas
crianças a correta cronologia dos marcos presentes nele. Então vamos as
explicações.
A
Morfossintaxe pode ser definida como a análise realizada nas orações, dentro de
um contexto morfológico e sintático. A morfologia pode ser explicada como o
estudo da formação das palavras, suas flexões, suas funções e relações nas
frases. Enquanto a sintaxe estuda a organização das palavras para produção e
compreensão de frases. Esses dois conceitos ocorrem de maneira interdependente.
Após a
definição, agora iremos falar sobre os marcos, a partir dos 9 meses a criança
passa a produzir holofrases, ou seja, emitem palavras isoladas, mas que possuem
um significado complexo de uma frase. De 18 a aproximadamente 20 meses a
criança produz enunciados de 2 ou mais palavras, sendo essas na maioria das
vezes substantivos sem flexão. Aos 22 a aproximadamente 30 meses a criança
passa organizar e produzir frases com maior número de palavras, sendo essas de
diferentes classes, flexões e combinações. Ainda explicando essa faixa de
maneira mais aprofundada, dos 24 a 26 meses aparecem advérbios, dos 26 a 28 meses
surge a relação de posse e adjetivos e aos 30 meses aparecem enunciados
ordenados corretamente. A partir de 36 meses a criança começa a fazer uso da
metalinguagem tendo diferentes percepções referentes ao som, posição e função
sobre as frases. De 3 a 4 anos a criança produz frases coordenadas onde
aparecem conjunções e uso de palavras no passado, presente e futuro. Dos 4 aos
6 anos aproximadamente, a criança já produz frases subordinadas e utiliza de
maneira correta os tempos verbais. Nesse período a criança já começa a utilizar
os verbos irregulares de maneira correta.
Entender
como a consciência morfossintática se desenvolve e como ela interage com a
alfabetização se torna fundamental para que possamos observar e intervir com a
ajuda do fonoaudiólogo caso seja necessário.
Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.
Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez
Referências bibliográficas:
MOTA, Márcia da et al . Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento. PsicoUSF, Itatiba , v. 14, n. 1, p. 11-18, abr. 2009. Disponível em . acessos em 20 maio 2021.
CORREA, Jane. A avaliação da consciência morfossintática na criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 1, p. 91-97, 2005.
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