Fatores de proteção e risco para desenvolvimento da linguagem primeira infância entre o RN e 5 anos de idade.
Fatores de proteção e risco para desenvolvimento da linguagem primeira infância entre o RN e 5 anos de idade
Vocês sabiam que existem fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento da criança? Podendo esses serem de risco ou proteção? Hoje, iremos nos aprofundar nesse tema, salientando suas causas e consequências.
Os fatores de risco podem se referir a circunstâncias pessoais, ambientais ou sociais que aumentam a possibilidade de a criança sofrer algum dano. Existem períodos críticos para o desenvolvimento da linguagem, nos quais essas adversidades têm maior impacto. Crianças que apresentam um ou mais fatores de risco devem ser acompanhadas periodicamente quanto ao desenvolvimento da fala e linguagem e, se necessário, encaminhadas para intervenção precoce. Esse acompanhamento pode minimizar o efeito das adversidades do nascimento e que a não intervenção pode resultar em custos significativos de saúde, visto que essas crianças apresentarão dificuldades durante todo o seu desenvolvimento.
Os fatores de risco biológicos, assim como outros (ambientais e socioeconômicos), exercem importante influência sobre o desenvolvimento da criança, podendo prejudicar habilidades cognitivas e o desenvolvimento normal da linguagem. Ainda não foi desenvolvida nem validada uma lista de fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem que esteja disponível aos profissionais da saúde. Isso porque os fatores biológicos, sociais, psicológicos e individuais estão relacionados de maneira complexa com outros fatores, como histórico familiar, status socioeconômico, informações pré-natais, condições de saúde, ordem de nascimento, número de irmãos, hábitos orais e demais variabilidades individuais.
Portanto, a avaliação dos fatores de risco, juntamente com as observações detalhadas da fala da criança, pode ser um guia útil para a identificação precoce de crianças que possam vir a desenvolver algum tipo de distúrbio de linguagem.
Os fatores de proteção moderam os efeitos dos fatores de risco. Eles podem envolver recursos pessoais, na relação com o contexto do indivíduo, ou recursos sociais. Alguns desses fatores são: um ambiente estimulador com Interações Produtivas, ensino de qualidade, presença ativa dos cuidadores na vida da criança e oportunidade de interação da criança com outras crianças.
Atrasos no desenvolvimento da linguagem dependem, portanto, de uma complexa interação entre fatores de risco e de proteção. Conhecer quais fatores estão envolvidos nesse atraso é essencial para a formulação de propostas que busquem um desenvolvimento adequado da linguagem.
Então, faz-se necessário, que os pais e familiares tomem conhecimento de cada um desses fatores em para que sejam conscientizados de sua importância e busquem ajuda de profissionais da saúde caso necessário, como um fonoaudiólogo, tendo como objetivo final, o bem-estar da criança.
Referências bibliográficas:
MAIA, Joviane Marcondelli Dias; WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 13, n. 2, p. 91-103, dez. 2005 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 maio 2021.
RIBEIRO, Débora Gerardo; PEROSA, Gimol Benzaquen; PADOVANI, Flávia Helena Pereira. Fatores de risco para o desenvolvimento de crianças atendidas em Unidades de Saúde da Família, ao final do primeiro ano de vida. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 215-226, Jan. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000100215&lng=en&nrm=iso>. access on 20 May 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232014191.1904.
BETTIO, Claudia Daiane Batista; BAZON, Marina Rezende; SCHMIDT, Andréia. FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. Psicol. Estud., Maringá , v. 24, e41889, 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100208&lng=en&nrm=iso>. access on 20 May 2021. Epub Apr 08, 2019. https://doi.org/10.4025/1807-0329e41889.
Comentários
Postar um comentário