Relação entre o desenvolvimento pré-verbal e verbal

 



O desenvolvimento pré-verbal e verbal

    Hoje, em nossa postagem iremos abordar sobre a relação entre os períodos pré-verbal e verbal para que vocês, pais e familiares, estejam atentos ao desenvolvimento de suas crianças. 

    O período pré-verbal é crucial para o desenvolvimento, pois é durante todo esse período que os bebês costumam se comunicar com os cuidadores por meios não verbais, sendo esses: os gestos, o gorjeio e o laleio, e aos 9 meses surge a intenção comunicativa. Nesse período, a criança passa por um “treinamento” articulatório por meio do choro, sons guturais e balbucio. O choro é o principal elemento comunicativo do bebê nos primeiros meses de vida, e têm significados variados para diferentes tipos de choro, podendo significar fome, cólica, sono, e também irritabilidade. 

    Os gestos ainda podem ser traduzidos como um ato de identificação, como demonstrado nessa tabela, classificada por Cavalcanti (1994):



    Por isso, é de extrema importância que os cuidadores estejam sempre atentos às manifestações pré-verbais das crianças e seus significados.

    A partir do desenvolvimento neurológico, sociocognitivo e comunicativo, a criança alcança o período verbal a partir dos 12 meses, assim surgindo as primeiras palavras. Nessa fase, a influência positiva que a atenção, o afeto e os estímulos possui é extremamente importante, pois esses fatores impactam diretamente o ritmo de ampliação de várias habilidades cognitivas da criança, incluindo a linguagem.

    Para saber mais sobre como criar uma interação produtiva com as crianças, temos uma postagem aprofundada do assunto, chamada Interação Produtiva.


    Postagem realizada por estudantes do curso de fonoaudiologia da faculdade de medicina da USP-Ribeirão Preto referente a disciplina Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem e Fala II.


    Estudantes: Ana Luiza Roncato, Bianca Gomes Bortoletto e Júlia Fonsi Sanchez


Referências bibliográficas: 

SCHIRMER, Carolina R.; FONTOURA, Denise R.; NUNES, Magda L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de pediatria, v. 80, n. 2, p. 95-103, 2004.

Aquisição e o Desenvolvimento da Linguagem. Portal da Educação, 2013. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/aquisicao-e-o-desenvolvimento-da-linguagem/31198>. Acesso em: 16/05/2021


Comentários